sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Conselho de Segurança da ONU

O Conselho de Segurança da ONU

17h20m

Os 192 Estados membros da ONU votam, amanhã, terça-feira, para renovar cinco dos 10 lugares não permanentes do Conselho de Segurança.
O que é?
O Conselho de Segurança das Nações Unidas é um órgão com responsabilidades sobre a segurança mundial. O órgão tem o poder de autorizar uma intervenção militar em algum país. Todos os conflitos e crises políticas do mundo são tratados pelo conselho, para que haja intervenções militares ou missões de paz.

Quantos membros tem?
O Conselho de Segurança é composto por 15 membros, sendo cinco permanentes: EUA, França, Reino Unido, Rússia e República Popular da China. Cada um destes membros tem direito de veto. Os outros 10 membros são rotativos e têm  mandatos de dois anos, iniciando-se a 1 de Janeiro. Cinco são substituídos a cada ano.

Eleição dos 10 membros

Os membros são escolhidos por grupos regionais: África, Américas, Ásia e Europa Ocidental (elegem dois cada) e Leste Europeu (elege um). A última posição é alternadamente, cada dois anos, da Ásia ou da África, Actualmente é da Ásia.

Actuais membros eleitos

Os membros eleitos actuais são: Bósnia e Herzegovina, Brasil, Gabão, Líbano, Nigéria, Áustria, Japão, México, Turquia e Uganda. Estes últimos cinco vão ver os seus mandatos terminados a 31 de Dezembro próximo.

Votação
Uma resolução do Conselho de Segurança é aprovada se tiver a maioria de nove dos 15 membros. Um voto negativo de um membro permanente configura um veto à resolução.
Jornal de noticias

Comentário
Eu penso que a ONU é extremamente importante num mundo em que a guerra é fácil, os governos quando deparados com oposição aos seus ideais, às suas escolhas, aos seu caprichos, não conseguindo chegar a consenso tendem a partir para a agressão, Aqui intervém a ONU como mediadora de conflitos e detentora de guerras quando o consegue, tentando sempre resolve-las da melhor forma através do diálogo, daí que a escolha dos membros seja importante pois uma má escolha, dará uma má gestão do Conselho de Segurança o que pode levar a que se desenvolvam conflitos desnecessários ou há tomada de partidos nesses mesmos conflitos ou até mesmo ao despoletar de uma guerra mundial, visto que o conselho “tem a faca e o queijo na mão” e basta uma potência querer despoletar uma guerra que as outras com medo de represálias ou de perder apoios concordam, se bem que a meu ver já estamos em guerra química pois todos estes surtos de doenças como a gripe das aves e a gripe suína tem muitos interesses por detrás.

Sem comentários:

Enviar um comentário