Abandono
“Estes tristes casos devem envergonhar”
Mais dois idosos foram encontrados mortos em casa, em Cascais e Montemor-o-Velho
Comentário:
A meu ver um dos grandes problemas em Portugal é o abandono dos idosos. Portugal é um país com uma pirâmide etária idosa e o índice de envelhecimento é elevado mas isso em nada se prende com o abandono dos mais idosos à sua sorte. O que se verifica é que não existe em Portugal respeito pelos mais idosos e se achamos cruel e se se calhar até abominamos, por exemplo, o que alguns índios da Califórnia fazem aos velhos como estrangula-los ou abandoná-los nas estradas, nós não ficamos atrás porque por e simplesmente ignoramo-los muitas vezes. As pessoas esquecem-se que ninguém é jovem para sempre e que se os seus filhos fizerem o mesmo que eles fizeram aos seus pais, não irão gostar. Ainda a responsabilidade não cabe só à família mas também ao Estado pois muitos idosos até podem nem ter já família por algum motivo e é aí que cabe ao Estado intervir e investir no voluntariado neste tipo de situações e facilitar mais ainda, aliás, os medicamentos para os mais idosos deveriam ser completamente grátis.
Os idosos que vivem sozinhos quer por terem maus filhos ou por outro motivo qualquer deveriam receber o apoio necessário e ainda o Estado devia encarregar pessoal de todas as semanas ir a casa dos ditos cujos ver se estão bem e as condições em que se encontram a viver, para se for necessário ajudar e ainda arranjar transporte para os levar e trazer do hospital, ver quais aqueles que já nem podem andar e trazer-lhes as compras a casa e arranjar voluntários para lhes darem as condições mínimas de sobrevivência.
Ao contrário do que se pensa é muito comum morrem idosos abandonados e só se descobrir semanas e até meses depois, tal até já aconteceu a uma senhora aqui num prédio ao lado que esteve meses morta e só quando os vizinhos já não aguentavam o cheiro é que chamaram alguém para saber o que se passava e o mais inacreditável é que tinha família e esta nem se preocupou por a senhora não dar noticias há meses. Não podemos transformar-nos em seres insensíveis pois um dia seremos nós e um dia serão os nossos filhos e os nossos netos, será que queremos isso para eles? Porque que transmitimos-lhes isso e é este exemplo que as gerações futuras irão seguir, há que mudar, começando por nós.
Sem comentários:
Enviar um comentário